12 março 2006

O Sucesso de uma Receita

Uma receita é uma fórmula que indica os ingredientes e suas quantidades necessários para o preparo de um determinado prato, de um alimento, como pão, bolo, molho pudim, etc.

Geralmente, a receita também inclui instruções sobre como executá-la, indicando o tipo, qualidade e proporção dos alimentos; tamanho e formato do equipamento usado. Temperatura dos ingredientes durante a cocção; ordem das etapas; métodos de misturar os ingredientes, temperatura e tempo de cocção; tempo de permanência na fôrma depois de assado.

É aconselhável para a pessoa de pouca experiência escolher uma receita já testada por alguém mais experiente, senão pode ocorrer um fracasso que a deixe desanimada e sem coragem de fazer outra tentativa. Executando receitas simples, o novato ganha experiência útil para a confecção posterior de receitas mais complicadas.

Antes de preparar uma nova receita, leia-a e analise‑a cuidadosamente. Em seguida, verifique se há tempo e atenção necessário para completar o trabalho, conforme indicado na receita; se dispõe de todos os ingredientes, utensílios e equipamento necessários, e em condições de serem usados; se entendeu bem as instruções; se a geladeira ou fogão precisam ser regulados.

Feito a análise primária da receita, pegue os utensílios, equipamento e ingredientes necessários e ponha-se em ação. Meça os ingredientes com precisão e siga corretamente as instruções.
Aqueles inexperientes, ao confeccionarem uma receita pela primeira vez, não devem alterá-la, aumentando ou diminuindo o volume, nem substituindo ingredientes, pois isto pode ceder lugar à confusão e aumentar as possibilidades de erros.

Nenhum comentário: