12 setembro 2006

Ninhos de Merengue


Esta receita é do Daniel Figueiredo.

2 claras de ovo em temperatura ambiente
125 g de açúcar granulado fino (açúcar comum)

Pré-aqueça o forno a 150°C. Forre uma assadeira com papel vegetal. Marque no papel quatro círculos de 9 cm de diâmetro.
Coloque as claras na tigela da batedeira, limpa e seca e bata em ponto de neve. Gradualmente, junte o açúcar, batendo bem a cada adição, até que a mistura fique espessa e brilhante. Não bata demais.
Espalhe uniformemente, 1 colher de sopa da mistura em cada círculo, com uma espessura de 5 mm. Coloque o resto da mistura em um saco de confeiteiro com bico em estrela de 1 cm. Coloque a mistura à volta dos círculos de merengue fazendo um ninho com 1-2 cm de altura.
Asse durante 30-35 minutos, ou até que fiquem ligeiramente dourados. Depois apague o forno de deixe que os merengues esfriem completamente dentro do forno. Quando estiverem frios, retire-os cuidadosamente da assadeira. Coloque em um recipiente hermético até que vá usa-lo.

Recheio de Mousse Rica de Chocolate:

60 g de chocolate meio amargo picado
250 ml de creme de fresco
60 g de açúcar

Ferva cerca de 4 cm de água numa panela e depois retire do fogo. Coloque o chocolate picado grosseiramente numa tigela à prova de calor e coloque-a sobre a panela, tendo atenção para que o fundo da tigela não toque na água. Mexa até que o chocolate se dissolva. Deixe esfriar. Na batedeira, bata o creme de leite com o açúcar até que engrosse. Misture 1/3 da mistura de creme de leite com o chocolate derretido, mexendo bem. Junte o resto da mistura de creme de leite, cubra e leve à geladeira durante duas horas. Quando estiver firme, coloque sobre os ninhos de merengue e guarneça com raspas de chocolate. Sirva imediatamente, polvilhado com açúcar de confeiteiro. Dá 4 porções.

Recheio de Framboesa e Mascarpone:

250 g de mascarpone
Casca ralada de um limão
60 g de framboesas

Decoração:
60 g de framboesa
Folhas frescas de hortelã
Açúcar de confeiteiro

Misture o mascarpone com casca finamente ralada do limão. Junte 60 g de framboesas, mexendo bem para que o sumo das framboesas se misture ao mascarpone. Divida igualmente a mistura pelos quatro ninhos e guarneça com cerca de 60 g de framboesas. Sirva guarnecido com folhas frescas de hortelã ou um pouco de açúcar de confeiteiro. Dá 4 porções.

Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de cozimento: 35 minutos + resfriamento

Nenhum comentário: