25 setembro 2006

Rosca-Flor e Pão de Rosas



ROSCA-FLOR

Para a primeira etapa (esponja):
10 g de sal
2 colheres (sopa) de leite condensado
1 copo de leite morno
350 g de farinha de trigo
10 g de fermento biológico (instantâneo)

Para a segunda etapa (reforço):
80 g de açúcar
2 ovos
1 colher (sopa) de óleo
35 g de margarina
350 g de farinha de trigo

Para o Creme:
250 ml de leite
125 g de açúcar
Meia colher (chá) de margarina
40 g de farinha de trigo

Creme: Misturar, numa bacia, o açúcar e a farinha de trigo. Reservar. Levar o leite e a margarina ao fogo e, quando começar a levantar fervura, juntar o açúcar e a farinha misturados, até o ponto de creme homogêneo.

Rosca: Por todos os ingredientes da primeira etapa (esponja) na batedeira e bater até a massa ficar homogênea. Deixar descansar durante 10 minutos. Com a batedeira ligada, acrescentar à mistura os ingredientes da segunda etapa (reforço) e bater até a massa ficar homogênea e lisa. Abrir a massa, na espessura da metade de um dedo e largura de 25 centímetros sobre uma superfície lisa, com um rolo. Rechear com o creme e enrolar como se fosse um rocambole, que pode ficar com até 30 cm. Cortar em cinco pedaços iguais e por cada um, de pé (jamais deitado), numa fôrma vazada no centro. Esperar dobrar de tamanho, durante aproximadamente uma hora e meia. Levar ao forno (160°C) de 10 a 15 minutos, até dourar.


PÃO DE ROSAS

Massa:
1 copo de leite morno
2 colheres (sopa) de fermento granulado para pão
1/2 copo de óleo
1 colher (sopa) de manteiga
8 colheres (sopa) de açúcar
4 ovos
Farinha de trigo até dar o ponto de soltar das mãos

Recheio:
2 xícaras de coco ralado
2 1/2 xícaras de açúcar
1 copo com água

Massa: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje numa vasilha e vá colocando farinha de trigo até soltar das mãos, mais não deixe a massa ficar dura. A massa deve ficar mole e fofa. Deixe descansar.
Pegue um copo com água e faça uma bolinha com um pedacinho da massa. Coloque a bolinha na água e quando a bolinha subir, você já pode começar a modelar a massa.

Recheio: Leve todos os ingredientes ao fogo e deixe cozinhar por alguns minutos.

Montagem: Abra a massa com um rolo, dando um formato retangular, e passe o recheio. Depois enrole como rocambole e corte em fatias de mais ou menos 3 dedos. Arrume as fatias deitadas numa fôrma untada e enfarinhada. Espere que a massa cresça novamente e leve para assar até dourar.

Se você arrumar as rodelas de massa em um fôrma de furo no meio a rosca ficará muito mais bonita.

Você pode rechear estas roscas com pedaços de goiabada.

12 setembro 2006

Ninhos de Merengue


Esta receita é do Daniel Figueiredo.

2 claras de ovo em temperatura ambiente
125 g de açúcar granulado fino (açúcar comum)

Pré-aqueça o forno a 150°C. Forre uma assadeira com papel vegetal. Marque no papel quatro círculos de 9 cm de diâmetro.
Coloque as claras na tigela da batedeira, limpa e seca e bata em ponto de neve. Gradualmente, junte o açúcar, batendo bem a cada adição, até que a mistura fique espessa e brilhante. Não bata demais.
Espalhe uniformemente, 1 colher de sopa da mistura em cada círculo, com uma espessura de 5 mm. Coloque o resto da mistura em um saco de confeiteiro com bico em estrela de 1 cm. Coloque a mistura à volta dos círculos de merengue fazendo um ninho com 1-2 cm de altura.
Asse durante 30-35 minutos, ou até que fiquem ligeiramente dourados. Depois apague o forno de deixe que os merengues esfriem completamente dentro do forno. Quando estiverem frios, retire-os cuidadosamente da assadeira. Coloque em um recipiente hermético até que vá usa-lo.

Recheio de Mousse Rica de Chocolate:

60 g de chocolate meio amargo picado
250 ml de creme de fresco
60 g de açúcar

Ferva cerca de 4 cm de água numa panela e depois retire do fogo. Coloque o chocolate picado grosseiramente numa tigela à prova de calor e coloque-a sobre a panela, tendo atenção para que o fundo da tigela não toque na água. Mexa até que o chocolate se dissolva. Deixe esfriar. Na batedeira, bata o creme de leite com o açúcar até que engrosse. Misture 1/3 da mistura de creme de leite com o chocolate derretido, mexendo bem. Junte o resto da mistura de creme de leite, cubra e leve à geladeira durante duas horas. Quando estiver firme, coloque sobre os ninhos de merengue e guarneça com raspas de chocolate. Sirva imediatamente, polvilhado com açúcar de confeiteiro. Dá 4 porções.

Recheio de Framboesa e Mascarpone:

250 g de mascarpone
Casca ralada de um limão
60 g de framboesas

Decoração:
60 g de framboesa
Folhas frescas de hortelã
Açúcar de confeiteiro

Misture o mascarpone com casca finamente ralada do limão. Junte 60 g de framboesas, mexendo bem para que o sumo das framboesas se misture ao mascarpone. Divida igualmente a mistura pelos quatro ninhos e guarneça com cerca de 60 g de framboesas. Sirva guarnecido com folhas frescas de hortelã ou um pouco de açúcar de confeiteiro. Dá 4 porções.

Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de cozimento: 35 minutos + resfriamento