27 agosto 2006

Lasanha de Domingo!!

Clique na Imagem para ampliá-la

26 agosto 2006

Enrolados de Linguado

Clique na Imagem para ampliá-la

4 filés grandes de linguado limpos, cortados ao meio no sentido do comprimento
4 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de cebola ralada
1 xícara (chá) de miolo de pão francês
1 pitada de endro (dill) seco ou 1 colher (sopa) de endro fresco
Pasta de alho e sal
Pimenta-do-reino branca a gosto
1/2 xícara (chá) de cogumelos fatiados
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de noz-moscada moída na hora
1 e 1/4 xícara (chá) de leite
Sal
Endro ou salsa para decorar
Margarina para untar

Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte um refratário raso.

Recheio: Derreta a metade da manteiga em uma panela pequena, e doure nela a cebola. Acrescente o miolo de pão esfarelado, o endro e tempere a gosto com a pasta de alho e pimenta-do-reino branca.
Divida o recheio entre os filés e enrole-os, fechando com palitinhos. Arrume os filés em um refratário com a emenda virada para baixo. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por cerca de 15 minutos.

Molho: Derreta a manteiga restante em uma panela pequena, junte o cogumelo e frite em fogo médio por 2 a 3 minutos até ficarem corados. Polvilhe com a farinha de trigo e a noz-moscada, mexendo por cerca de 2 minutos, em fogo brando. Retire do fogo e, aos poucos, junte o leite. Volte ao fogo e mexa até engrossar e ficar um creme liso. Corrija o tempero.

Quando o peixe ficar pronto, passe-o para um prato de servir, aquecido, retire o caldo que se formou no refratário e junte ao molho. Sirva os enrolados imediatamente cobertos com o molho e decorados com folhinhas de endro.

25 agosto 2006

Pão-de-Ló com Geléia de Laranja


3 ovos
1/3 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
Margarina para untar a fôrma

Recheio:
2/3 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de leite
5 colheres (sopa) de geléia de laranja (pêssego, damasco, blueberries ou outra de sua preferência)

Pré-aqueça o forno a 190°C. Unte levemente 2 fôrmas para bolo (20 cm) e cubra o fundo delas com papel-manteiga. Unte também o papel.
Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Desligue a batedeira e peneire 1/3 da farinha de trigo sobre o creme, misturando delicadamente com o fouet. Adicione o restante da farinha de trigo da mesma forma.
Divida a massa entre as duas fôrmas e leve ao forno por 15 minutos, até dourar. Retire os bolos e deixe esfriar por 2 minutos, vire-os sobre uma grade e retire o papel e deixe esfriar.
Bata o creme de leite com leite. Coloque um dos bolos sobre uma travessa e espalhe metade da geléia por cima. Espalhe metade do creme de leite batido sobre a geléia. Coloque o outro bolo por cima. Espalhe a geléia sobre o bolo. Coloque o restante do creme de leite batido em um saco de confeitar com bico de pitanga pequeno. Faça uma treliça de creme sobre o bolo e arremate a borda do bolo com pitangas de creme.

Salada de Aromas

Bolo de Pêssego


3 ovos (claras em neve)
1/2 xícara (chá) de açúcar
Raspas da casca de 1/2 limão
1/4 de farinha de trigo
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de amêndoas moídas
1 colher (chá) de fermento em pó
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Recheio:
500 ml de creme de leite fresco
1 lata de pêssegos em calda bem escorridos

Calda:
Reserve a calda da lata dos pêssegos

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma fôrma redonda (20 cm). Cubra o fundo da fôrma com papel-manteiga e unte também o papel.
Em uma vasilha peneire a farinha de trigo e misture com as amêndoas moídas e o fermento. Reserve.
Na batedeira, bata as gemas com o açúcar e as raspas de limão até obter um creme claro e fofo. Adicione o suco de limão aos poucos. Acrescente a farinha de trigo peneirada, aos poucos, mexendo delicadamente, de cima para baixo. Bata as claras em neve, em picos moles, e incorpore-as à massa, mexendo suavemente. Despeje na fôrma e leve para assar por cerca de 30 minutos ou até que, ao toque, esteja firme. Deixe amornar, desenforme e retire o papel-manteiga e deixe terminar de esfriar.
Bata o creme de leite até o ponto de chantilly mole e reserve.
Corte o bolo ao meio. Molhe com um pouco da calda e espalhe uma camada de chantilly. Espalhe os pêssegos fatiados e cubra com o chantilly restante. Cubra com a outra metade do bolo e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

24 agosto 2006

Rolinhos Rápidos


8 fatias de presunto
8 fatias de queijo prato (opcional)
1/2 xícara (chá) de manteiga amolecida
2 colheres (chá) de mostarda
8 fatias de pão de fôrma macio e sem casca

Coloque a manteiga amolecida em uma tigela pequena, adicione a mostarda e bata até obter um creme homogêneo. Unte com 2/3 do creme as fatias de pão e coloque sobre cada uma delas uma fatia de presunto e/ou de queijo, recortando as sobras laterais. Corte as fatias de pão ao meio, no sentido do comprimento e enrole cada uma das metades, prendendo-as com palitinhos.
Arrume os rolinhos em uma assadeira e pincele-os com o restante do creme de manteiga com mostarda. Leve ao forno pré-aquecido até começar a dourar. Sirva imediatamente.

23 agosto 2006

Cassata



1/2 xícara (chá) de glucose de milho
3 claras
1 lata de creme de leite sem soro
1/2 xícara (chá) de castanhas-de-caju picadas
1/2 xícara (chá) de damascos picados

Calda:
250 g de chocolate meio amargo picado
2 colheres (sopa) de margarina
5 colheres (sopa) de leite

Em uma panela, coloque a glucose de milho e aqueça em fogo médio por 3 minutos. Na batedeira, bata as claras em neve e acrescente a calda de glucose aquecida, aos poucos, em fio, sem parar de bater. Bata até obter um suspiro. Retire da batedeira e junte o creme de leite sem soro, misturando delicadamente. Adicione as castanhas e os damascos e despeje em uma fôrma de bolo inglês média (24 x 10 cm) forrada com papel-alumínio. Leve ao freezer por 6 horas antes de servir.

Calda: Derreta a metade do chocolate em banho-maria. Retire do banho-maria, junte o chocolate restante, a margarina e o leite, mexendo delicadamente até obter um creme homogêneo.

Desenforme a cassata, passando rapidamente a fôrma sobre a chama do fogão, e vire-a sobre uma travessa. Se preferir, vire a fôrma sobre o prato e coloque sobre ela um pano umedecido com água quente, deixando por alguns minutos até que a cassata se solte. Repita a operação, se necessário.

Regue a cassata com um pouco da calda e decore com castanhas-de-caju picadas. Sirva acompanhada do restante da calda ainda morna.

Dicas:

As castanhas podem ser substituídas pela mesma quantidade de amêndoas, castanhas-do-pará, amendoim ou nozes.

Os damascos podem ser substituídos por ameixas pretas, uvas-passas, cerejas, frutas cristalizadas ou bananas passas.

Se gostar, adicione 2 colheres (sopa) de rum ou conhaque à calda.

22 agosto 2006

Receita Mineira de Costelinha de Porco Suada e Couve


2 Kg de costelinha de porco (magra)
5 colheres (sopa) de vinagre
5 colheres (sopa) de cachaça (opcional)
Água fervente

Tempero Mineiro:
1/2 kg de cebola
200 g de alho
2 pimentões verdes
1 maço de cebolinha verde
1 maço de salsa
1 kg de sal

Couve:
1 Maço de Couve manteiga
2 colheres (sopa) do óleo da fritura da carne
2 dentes de alho laminados
Sal a gosto

Tempero: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Guarde em potes, na geladeira, para temperar outras carnes.

Em uma vasilha, tempere a costelinha com 4 colheres (sopa) do tempero. Acrescente o vinagre e a cachaça. Tampe a vasilha e deixe a carne marinando, de um dia para o outro, na geladeira.

No dia seguinte, coloque algumas colheres de óleo em uma panela de fundo grosso e deixe esquentar. Coloque os pedaços de costelinha e deixe fritando, mas não vire. Deixe a panela tampada e vá colocando água fervente, aos poucos (cerca de 1/2 xícara de cada vez). Quando a carne já estiver corada, vire-a e continue "pingando" água. Atenção: só coloque água quando perceber que a costela está fritando. Ela demora quase 1 hora para ficar pronta.

Couve: Retire 2 colheres da gordura que se formou na panela da costelinha e coloque em uma panela. Pique o alho em lâminas fininhas e doure-o na gordura até quase escurecer. Refogue aí a couve e ajuste o sal.

Sirva a costelinha acompanhada da couve, arroz branco e salada.

Bom apetite!!

21 agosto 2006

Foto vencedora do concurso "Melhor Prato Salgado" para o Dia dos Pais

Esta foi a foto apresentada pela Cristiane C. Andrade. Ela preparou especialmente para Dia dos Pais este Frango Indiano, cuja receita você pode conferir logo abaixo.

Parabéns Cristiane !!


Frango Indiano

1 e 1/2 kg de frango em pedaços
1/2 xícara de suco de limão
4 colheres (chá) de sal
2 colheres (sopa) de gengibre ralado
Alho picado
2 colheres (sopa) de manteiga
1 iogurte natural
1/2 colher (chá) de colorau
Pimenta em pó

Lave e seque o frango. Misture o suco de limão com sal e esfregue no frango. Bata no liquidificador, o alho, o gengibre, iogurte e a pimenta até formar um creme. Acrescente sem bater o colorau. Cubra o frango em pedaços com a mistura e deixe na geladeira por umas 8 horas. Coloque numa fôrma e cubra com pedaços de manteiga. Asse, virando sempre os pedaços. O frango estará pronto quando espetar e não sair um líquido rosado.

Acompanhamento:
Arroz preparado com talos de couve (Aproveitamento Integral dos Alimentos)
Salada de couve crua
Tomate cereja diretamente do quintal da Cristiane

Foto vencedora do concurso "Melhor Sobremesa" para o Dia dos Pais


Esta foto foi apresentada pela Camilla Oliveira e representa a sobremesa preparada por ela especialmente para o Dia dos Pais.

Agora você também poderá preparar este Bolo Sorvete e saborear esta delícia !!

Bolo Sorvete

Calda:
2 copos de água
2 copos de açúcar
3 colheres (sopa) de chocolare em pó (não pode ser achocolatado)

Leve ao fogo todos os ingredientes e deixe ferver até formar uma calda grossa. Depois coloque no fundo de fôrma de buraco no meio e deixe esfriar

Creme:
4 gemas
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
Gotas de essência de baunilha
4 claras em neve
8 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de creme de leite

Leve ao fogo, em uma panela, o leite condensado, o leite, as gemas e a essência de essência de baunilha até engrossar. Fica um mingau não muito grosso. Deixe esfriar.
Bata as 4 claras em neve, e adicione as 8 colheres de açúcar. Junte o creme de leite sem soro.

Junte o creme frio com a mistura de claras, delicadamente, e coloque por cima da calda de chocolate. Leve ao freezer de um dia para o outro

Na hora de servir aqueça bem rápido a fôrma sobre a chama do fogão. Quando o sorvete começar a se soltar dos lados, vire em um prato meio fundo, pois a calda sai derretida.

Comentário da Camilla: “Esse sorvete faz muito sucesso. Se preferir pode adicionar nozes ou amêndoas à calda. Você pode também substituir a calda de chocolate por uma calda de morangos frescos.”

Parabéns Camilla!!

12 agosto 2006

Torta de Frango Anima e Cuore

Clique na imagem para ampiá-la

Massa:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
200 g de margarina culinária (2 tabletes)
1 caixa de creme de leite (2oo g)
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de queijo ralado (opcional)
1 gema para pincelar

Recheio:
1 peito de frango grande cozido com todos os temperos e desfiado
Caldo do cozimento do frango
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
4 dentes de alho em lâminas bem finas
1 colher (chá) de colorau (urucum) de boa qualidade
500 ml de leite

1/2 copo de requeijão cremoso
1 lata de ervilha
1 lata de milho
1/2 pimentão verde picado
Azeitonas fatiadas a gosto
2 cenouras pequenas cozidas e picadas (opcional)
1 tomate médio maduro e firme
3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Recheio: Cozinhe o frango e desfie-o.
Doure a cebola e o alho no azeite.
Acrescente o colorau e mexa até colorir.
Adicione o peito de frango desfiado.
Mexa e acrescente 2 conchas do caldo do cozimento. Deixe cozinhar por alguns minutos até reduzir um pouco o caldo.
Experimente o sal.
Adicione a farinha de trigo e mexa.
Acrescente o leite.
Formará um creme bem grosso.
Quando esfriar, adicione o tomate sem as sementes, o pimentão, as azeitonas e as cenouras, todos picados. Reserve.

Massa: Em uma tigela coloque todos os ingredientes da massa. Misture os ingredientes com as pontas dos dedos até que esteja tudo agregado. Tampe com um plástico e deixe descansar por cerca de 15 minutos. Após, o término deste tempo sua massa estará lisa e macia.

Ligue o forno a 200°C.

Com metade da massa cubra o fundo e laterais de uma fôrma redonda de fundo removível (30 cm de diâmetro) com as mãos.
Espalhe o requeijão sobre a massa e, por cima dele, coloque o recheio.
Sobre uma superfície enfarinhada abra um pedaço de massa, com ajuda do rolo e cubra a torta.Com a massa restante, faça tirinhas. Coloque-as sobre a massa, formando um quadriculado. Faça uma tira mais comprida e coloque ao redor, cobrindo as pontas das tirinhas para dar acabamento. Pincele tudo com gema e leve ao forno pré-aquecido por 45 minutos ou até que esteja dourada.


Clique na imagem para ampiá-la

04 agosto 2006

Torta de Espinafre


Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
120 g de manteiga gelada
2 gemas
6 colheres (sopa) de creme de leite
2 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de sal

Recheio:
1 kg de espinafre limpo (somente folhas e partes tenras)
1 pãozinho amanhecido amolecido em 1/2 xícara de chá de leite
250 g de ricota passada pela peneira
1 colher (sopa) de cebola picada
1 colher (sopa) de manteiga
4 ovos
1 e 1/4 xícaras creme de leite fresco
1 e 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Noz-moscada a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Para polvilhar:
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
3 dentes de alho amassados e fritos em 1 colher (sopa) de azeite

Massa: Coloque a farinha em um recipiente e coloque sobre a farinha cubos de manteiga. Salpique com o sal. Com a ponta dos dedos, vá incorporando a manteiga à farinha até obter a textura de areia grossa. Acrescente as gemas e misture bem. Vá acrescentando o creme de leite e a água, aos poucos, até ligar a massa. Não sove a massa. Apenas misture. Embrulhe em um plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Recheio: Elimine os talos do espinafre e lave bem as folhas. Coloque a manteiga e cebola picada em uma panela, refogue até que a cebola esteja macia e acrescente as folhas do espinafre. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até que as folhas estejam macias. Retire a tampa, misture bem e deixe esfriar. Coloque o espinafre sobre uma peneira para escorrer o líquido que se formou.

Pré-aqueça o forno em temperatura média.

Abra a massa com um rolo, e forre as laterais e fundo de uma assadeira com aro removível (22 cm aproximadamente) ou uma travessa que possa ir ao forno.

Em uma tigela, bata ligeiramente as gemas, acrescente o espinafre reservado, o pãozinho, o creme de leite, a ricota, o parmesão ralado, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Acrescente as claras batidas em neve, misturando levemente. Despeje este recheio sobre a massa. Polvilhe com o queijo ralado e alho frito. Asse em forno moderado por cerca de 40 minutos. Retire, deixe esfriar levemente e sirva.

03 agosto 2006

Petit Fours de Orégano


300 g de farinha de trigo
180 g de manteiga
1/4 xícara (chá) de cerveja
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de orégano

Numa vasilha, coloque a farinha, a manteiga, o sal e o orégano. Junte a cerveja e misture rapidamente até obter uma massa bem lisa. Amasse a massa delicadamente sobre superfície lisa, e abra-a com auxílio de um rolo, modelando com cortadores ou com a boca de uma taça de licor. Coloque os petit fours em assadeiras untadas e enfarinhadas, e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 20 minutos ou até que fiquem dourados.

Sugestões:

- Se preferir, substitua a cerveja por água;
- Adicione azeitonas picadinhas ou 1 dente de alho amassado;
- Polvilhe queijo parmesão ou provolone ralado, sementes se papoula ou de gergelim.

Macarronese Anima



500 g de macarrão tipo parafuso ou fusili
250 g de lingüiça de frango semidefumada
1 colher (sobremesa) rasa de manteiga
3 cenouras médias raladas
250 g de maionese (1 vidro pequeno)
Cebola, alho, pimentão verde, azeitonas picadas, cheiro verde e sal a gosto

Coloque 5 litros de água para ferver com sal para o macarrão.

Enquanto isto, corte a lingüiça ao meio no sentido do comprimento e em seguida fatie. Em uma panela, coloque a manteiga, adicione 1 dente de alho amassado e 1/2 xícara (chá) de cebola picadinha, e frite rapidamente a lingüiça. Desligue o fogo e acrescente as cenouras raladas, verifique o sal e deixe reservado.
Cozinhe o macarrão “al dente” e escorra-o. Em uma travessa grande, misture o macarrão, a lingüiça com cenoura reservada e a maionese. Acrescente um pouco mais de cebola picadinha, pimentão, as azeitonas e o cheiro verde. Sirva frio. Bom apetite!!